<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/16149082?origin\x3dhttp://desaltoagulha.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, janeiro 19


Sim, voltei! Mas o texto infelizmente não, daí tive que refaze-lo novamente, o que num me custou quase nada, só uma tarde inteira e muita dor de cabeça.
Mas hoje me surgiu uma questão mais periclitante. Por que a bebida Cuba Libre, tem o nome de Cuba Libre? (sim...eu trabalho e tenho muita coisa pra pensar)
Para saciar minha sede de curiosidade fui ao pote do conhecimento, o google.
Iiiiii? Nada, se dependesse dele morreria na ignorância total. E já que, não existe nenhum especialista no assunto por perto (não no aspecto histórico, claro), formulei minha própria conclusão sobre o assunto!
O Rum foi criado em Cuba em meados do SecXVII (isso eu lembro por que li em um rótulo uma vez), tornando-se popular e muito consumido por toda a Cuba e o Caribe (povim esperto heimm?) e ficou muito famosa por causa das histórias de piratas. Quem não se lembra dos filmes mostrando piratas coxos e ébrios com uma garrafa de Rum na mão? Gente sessão da tarde também é cultura!
Já a Coca-cola representa quem? Quem? Quem? Isso mesmo gente, EUA! Criada em 1886, a bebida representa o Capitalismo selvagem e o Império Americano. Até o nosso Guaraná Jesus eles compraram minha gente (o povo do Maranhão sabe o que eu estou dizendo).
Com isso e uma pitada de imaginação, conclui que; na década de 50 (século passado) houve a revolução Cubana. Fulgêncio Batista, um carinha muito doido da época deu o golpe militar no país, para tal contou com o apoio dos Estados Unidos que lhe fornecia armas.Na mesma época, a idéia do Socialismo eclodia por todos os lados, e o sonho de um mundo mais justo fazia com que a luta se transformasse em guerra. Logo, tudo que era visto como sendo gerado pelo Capitalismo era repudiado.
Os guerrilheiros quando se juntavam a noite, bebiam para afugentar a dor da perda e enaltecer as vitórias, com isso entoavam cantos e entornavam Rum. Um belo dia, um camarada chegou em um dos barzinhos bem badalados da época (aonde Che e Fidel se encontravam para discutir planos e estratégias) e pediu uma coca-cola eum Rum. Sob os olhares de protesto e desaprovação de muitos, misturou uma bebida na outra, e com grande orgulho gritou "Por uma Cuba Libre".
Daí todo mundo já deve imaginar né? Caiu na boca do povo e toda vez que bebiam gritavam...Cuba Libre..Cuba Libre...Isso que é filosofia de buteco minha gente!!!
Template desenvolvido por Yael Souza - Proibida reprodução total ou parcial