
No dia 06/01 houve aqui em Brasília, uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus.A tarifa mais barata passou a custar R$ 1,50 enquanto a mais cara é de R$ 3,00, um completo absurdo.
O ato foi organizado pelo Movimento Passe livre, formado e apoiado por estudantes de Brasília.Conseguiu reunir cerca de 500 pessoas, e em torno de 300 policiais.Que, seguindo a risca o tempo da ditadura, surgiu munida de cavalos, carros blindados, spray de pimenta, bombas de efeito moral, e, sua ignorância factual.
É notório o despreparo da Polícia quando se trata de manifestações populares.Via-se ali uma quantidade enorme de policiais sem noção de como lidar com a situação, que tomou proporções maiores devido às pessoas que em nada acreditaram na causa e estavam desinformadas.
A polícia por sua vez, tentando apresentar números para seus superiores, levavam quem estivesse ao seu alcance, independente de idade, cor ou gênero.Crianças e adolescentes foram espancadas e levadas para o DCA, contrariando o Estatuto da Criança e do Adolescente.Apesar das vaias e dos olhares da imprensa, homens e mulheres sofriam por igual a violência.
O sentimento que nos dá é de perplexidade diante das circunstâncias. Ao analisar a mídia no dia seguinte, percebeu-se fatos distorcidos e a manipulação de idéias.Impressionante ainda é, a diminuição ou menosprezo pelo ato estudantil realizado.Que nada mais foi do que, um ato em prol de uma tarifa mais justa, não apenas para os estudantes, mas para todos os trabalhadores que trabalham diariamente e sofrem com a passagem abusiva, que ao final do mês o priva de seus direitos mais básicos, que de básicos tornam-se um luxo para poucos